Como Funcionam as Geladeiras

Saiba Como funcionam as Geladeiras

As geladeiras são um dos eletrodomésticos mais importantes da cozinha.

Sua função é manter os alimentos e bebidas frescos, prolongando sua vida útil.

Existem diversos tipos de geladeiras no mercado, desde as mais simples até as mais sofisticadas, com vários compartimentos e recursos extras. Mas, independentemente do modelo, todas elas funcionam da mesma forma: ao ligar a geladeira, o compressor começa a trabalhar para manter a temperatura interna baixa.

Para isso, o compressor circula o gás refrigerante pelo interior da geladeira, onde ele absorve o calor dos alimentos e o transfere para o exterior. Esse gás refrigerante é um fluido que muda de estado facilmente, passando do estado líquido para o gasoso e vice-versa.

Ao absorver o calor, o gás refrigerante evapora e, para voltar ao estado líquido, precisa passar por um condensador, que é uma espécie de radiador. Nesse processo, o gás refrigerante libera o calor para o ambiente externo e, assim, consegue voltar ao estado líquido.

parte de dentro de uma geladeira contendo água mineral em garrafinhas

Depois de passar pelo condensador, o gás refrigerante volta ao compressor e o ciclo se repete. Dessa forma, a temperatura interna da geladeira é mantida constantemente baixa, o que ajuda a conservar os alimentos por mais tempo.

Você pode notar que a geladeira fica mais quente quando está funcionando. Isso acontece porque o calor é liberado para o ambiente externo pelo condensador. Por isso, é importante deixar uma certa distância entre a geladeira e a parede, para que o calor possa dissipar adequadamente.

Além do compressor e do condensador, a geladeira também possui um evaporador, que é responsável por manter a temperatura do freezer baixa. O evaporador funciona de forma semelhante ao condensador, mas ao invés de liberar o calor para o ambiente externo, o faz para o interior da geladeira.

Para isso, o evaporador possui um ventilador que circula o ar frio pelo interior da geladeira. Dessa forma, a temperatura do ar é baixada e os alimentos congelados são mantidos em estado sólido.

As geladeiras também possuem um controle de temperatura, que regula o funcionamento do compressor e do ventilador, de acordo com a temperatura ambiente. Quando a temperatura aumenta, o compressor trabalha mais para manter a geladeira na temperatura ideal. Já quando a temperatura diminui, o compressor trabalha menos e o ventilador fica ligado por mais tempo.

Por fim, as geladeiras também possuem um filtro de ar, que remove as impurezas do ar circulante pelo interior da geladeira. Esse filtro deve ser trocado periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante, para garantir o bom funcionamento da geladeira.

Postado em 23/05/2022